“Vilipêndio”: Exposição ridiculariza símbolos cristãos na Assembleia de Minas Gerais

  • 20/09/2022
“Vilipêndio”: Exposição ridiculariza símbolos cristãos na Assembleia de Minas Gerais
“Vilipêndio”: Exposição ridiculariza símbolos cristãos na Assembleia de Minas Gerais (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desmontou, nesta segunda-feira (19), uma exposição em seu espaço cultural que exibia obras consideradas agressivas à fé cristã.

Intitulada “Deslocamento” e inaugurada no último dia 5 de setembro, as obras são do artista plástico Carlos Barroso, que chamou a ação de censura.

Para o deputado estadual Carlos Henrique, que é pastor e integrante da Mesa Diretora da ALMG, a exposição agride a fé alheia.

Sob o título “Cristãos são atacados na Assembleia de Minas”, o parlamentar criticou a mostra em seu perfil no Instagram e disse que usaria seu posto para impedir que “Deslocamento” continuasse aberta à visitação.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Carlos Henrique (@carloshenrique.mg)

“Como Cristão e membro da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas, não permitirei esse tipo de exposição. Sou defensor da cultura, mas desde que respeite as pessoas e a lei. Absurdo!”, escreveu o deputado, ao lado de um vídeo gravado no domingo (18).

“O que está acontecendo aqui neste espaço cultural da Assembleia é um crime baseado no artigo 208 do Código Penal: vilipendiar objetos de culto da religião”, diz o parlamentar, enquanto aponta algumas das obras.

“Aqui, por exemplo, temos papéis higiênicos invertidos, de cabeça para baixo, com o símbolo da cruz, mostrando que o autor é Anticristo. Temos aqui a mente humana dominada com um cabresto, como se as pessoas não fossem livres para pensar”.

'Ataque à fé'

Ele aponta ainda uma vestimenta utilizada por padres e bispos sobre uma peça íntima feminina: “Um ataque gratuito à fé católica com um objeto sagrado que padres e bispos utilizam”.

E continua: “Temos aqui também uma cruz com fita métrica, um ataque ao dízimo e um ataque à Santa Ceia”.

O vereador Nikolas Ferreira e o deputado Bruno Engler também estiveram no local para repudiar a exposição.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nikolas Ferreira (@nikolasferreiradm)

Nikolas usou seu Instagram onde postou algumas fotos, após declarar que a mostra estava vilipendiando símbolos da fé cristã, como a coroa de espinhos em forma de suástica.

“É impressionante como essa galera de esquerda não tem escrúpulos”, disse o parlamentar, que publicou também a foto de uma placa na exposição com a inscrição: “Só Marx salva”.

“Qualquer coisa que fazemos para defender a nossa fé, a gente se torna errado”, declarou Nikolas. Na legenda, após a desmobilização da mostra, ele escreveu: “Vencemos! Respeitem os cristãos.”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Movimento de Valores 🇧🇷 (@mova.brasil)

O Mova-Brasil - Movimento Valores, que também denunciou a mostra, comemorou seu fechamento. “Boa notícia: após nossa denúncia a exposição blasfema denominada ‘Deslocamento’ foi interditada. Essa é uma prova de que vale a pena lutar pelos nossos valores!”.

‘Ataques desrespeitosos’

Em entrevista a O TEMPO, o deputado Carlos Henrique afirmou que “a Assembleia não pode aceitar uma exposição dessa”.

“A Assembleia é a casa do povo, não pode coadunar com ataques desrespeitosos que visam ofender a fé alheia. As obras de arte são bem-vindas, mas quando passa dos limites a gente não pode aceitar”, frisou.

Questionado se a atitude de interditar uma exposição de arte não configura censura, o deputado estadual negou e voltou a criticar a mostra: “O que há aqui é um desrespeito e uma intolerância religiosa. Quando ofende a fé alheia, confronta o Código Penal brasileiro”.

Para a mesma reportagem, o artista responsável pela exposição negou que tenha tido a intenção de atingir a fé ou a orientação religiosa alheia e se diz vítima do discurso de ódio de extremistas de direita e defensor de “todas as fés”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/vilipendio-exposicao-ridiculariza-simbolos-cristaos-na-assembleia-de-minas-gerais.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. VOU TE ADORAR

VALDILENE RODRIGUES

top2
2. VOCÊ VAI CANTAR

MARA LINHARES

top3
3. PERTENÇO A VOCÊ

CAIO HENRIQUE

top4
4. SEDE DE VITÓRIA

GRACY SANTOS

top5
5. Um novo Vencedor

Damares

top6
6. Deus e eu

Leandro Borges

top7
7. Penielr

Fernanda Brum

top8
8. Até aqui eu cheguei

Voz da Verdade

top9
9.

Midian Lima

top10
10. Deus é Deus

Delino Marçal


Anunciantes